Quando lemos o livro de Jonas percebemos já de inicio que Jonas pensou que poderia fugir da presença de Deus. Ele achou que os planos de Deus para sua vida não eram os melhores. Ele desobedece ao Senhor quando Ele o manda ir para a cidade de Níneve para levar a mensagem de Deus. Ele tenta fugir para a cidade de Tarsis. Não consegue. Uma tempestade quase afunda o barco em que estava e, jogado para fora, ele é engolido por um grande peixe e vomitado na praia. Ele então vai a Níneve e prega sobre o pecado da cidade a qual se arrepende. Jonas nos dá muito material para descobrirmos o que acontece com quem não está no centro da vontade de Deus:
1- Jonas acha que pode fugir da presença d’Ele. (Jonas 1,1-3) Jonas tentou fugir. Não deu certo. E você, também pensa que pode fugir? Algumas pessoas acham que pelo fato de não estarem na igreja, não estarem no meio de membros da igreja, que elas podem pecar porque Deus não irá “pegar no pé”. Quanto engano. É melhor parar de brincar de esconde-esconde com Deus antes que seja tarde.
2- Começa a definhar espiritualmente. (Jonas 1,3-7-17) É interessante o que acontece com Jonas. Ele desce de Jerusalém para a cidade costeira de Jope, paga sua passagem e desce para dentro barco; desce para o porão do barco; e dali, ele desce para o fundo do mar dentro do estômago do grande peixe que o engoliu. Essas constantes descidas nos lembram das constantes descidas espirituais que uma pessoa que não está no centro da vontade de Deus experimenta em sua vida. Não espere você chegar ao fundo do poço para então descobrir que seria melhor ter prestado atenção à vontade de Deus.
3- Jonas começa a dormir um profundo sono espiritual. (Jonas 1,7) É curioso o que acontece com Jonas quando ele desce para o porão do navio. Ele começa a dormir. Apesar do barco estar se partindo e toda a correria, ele consegue dormir. Mas não é o “sono dos justos”, é um sono anestésico da consciência. Muitas pessoas que fogem de Deus e da sua vontade, fazem exatamente isso: caem em sono espirituaL, ficam adormecidos.
4. Jonas perde a noção da grandeza de sua desobediência. (Jonas 1,12). O fato de Jonas conseguir dormir em meio ao caos que se abatia sobre o barco, mostra que ele não tinha noção da grandeza de sua desobediência. Várias vidas ficaram em perigo por causa de Jonas. Você também precisa se lembrar que a sua desobediência a Deus vai causar danos às pessoas que o cercam. Não existe o chamado “pecado particular”. Todos os pecados irão atingir outras pessoas, mesmo que você não queira.
5- Jonas não sente a alegria das vitórias. (Jonas 4,1-3) Ele vai até Nínive e prega a mensagem com uma tremenda má vontade, mesmo assim, Deus o usa e a cidade toda se arrepende. Isso é um consolo, pois é Deus que opera com poder na mensagem, mesmo que o pregador seja um pecador e que esteja fazendo as coisas de má vontade. Jonas vê que sua mensagem dá resultado, que o povo se arrepende, e não fica feliz. É a cegueira espiritual de quem está fugindo de Deus. Pode ser que as coisas pra você não tenham vitórias, sua casa, família, negócios, emprego e até na Igreja, porque você não esta onde e como Deus quer., não esta no centro da Vontade dEle. Peça esta graça e se disponha a estar e se colocar no centro da vontade de Deus para a sua vida, e terás a vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário